As tribus de Ruben e Gad pedem a terra de Gilead.
32 E os filhos de Ruben e os filhos de Gad tinham muito gado em grande multidão; e viram a terra de Jaezer, e [1] a terra de Gilead, e eis que o logar era logar de gado.
2 Vieram pois os filhos de Gad e os filhos de Ruben, e fallaram a Moysés e a Eleazar, o sacerdote, e aos maioraes da congregação, dizendo:
3 Ataroth, e Dibon, e Jaezer, e Nimra, [2] e Hesbon, e Eleal, [3] e Schebam, e Nebo, [4] e Behon;
4 A terra que [5] o Senhor feriu diante da congregação de Israel, é terra de gado: e os teus servos teem gado.
5 Disseram mais: Se achámos graça aos teus olhos, dê-se esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão.
6 Porém Moysés disse aos filhos de Gad e aos filhos de Ruben: Irão vossos irmãos á peleja, e ficareis vós aqui?
7 Porque pois descorajaes o coração dos filhos d’Israel, para que não passem á terra que o Senhor lhes tem dado?
8 Assim fizeram vossos paes, quando os mandei de Cades-barnea, [6] a ver esta terra.
9 Chegando elles até ao valle d’Escol, [7] e vendo esta terra, descorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não viessem á terra que o Senhor lhes tinha dado.
10 Então a ira do Senhor se accendeu n’aquelle mesmo dia, e [8] jurou, dizendo:
11 Que os varões, que subiram do Egypto, [9] de vinte annos e para cima não verão a terra que jurei a Abrahão, a Isaac, e a Jacob porquanto não [10] perseveraram em seguir-me;
12 Excepto Caleb, filho de Jefoné o kenezeo, e Josué filho de Nun, [11] porquanto perseveraram em seguir ao Senhor.
13 Assim se accendeu a ira do Senhor contra Israel, e fêl-os andar [12] errantes até que se consumiu toda aquella geração, que fizera mal aos olhos do Senhor.
14 E eis-que vós, uma multidão de homens peccadores, vos levantastes em logar de vossos paes, para ainda mais accrescentar o furor [13] da ira do Senhor contra Israel.
15 Se vós vos virardes de [14] seguil-o, tambem elle os deixará de novo no deserto, e destruireis a todo este povo.
16 Então chegaram-se a elle, e disseram: Edificaremos curraes aqui para o nosso gado, e cidades para as nossas crianças;
17 Porém [15] nós nos armaremos, apressando-nos diante dos d’Israel, até que os levemos ao seu logar: e ficarão as nossas crianças nas cidades fortes por causa dos moradores da terra.
18 Não voltaremos [16] para nossas casas, até que os filhos d’Israel estejam de posse cada um da sua herança.
19 Porque não herdaremos com elles d’além do Jordão, nem mais adiante; porquanto nós já teremos [17] a nossa herança d’áquem do Jordão ao oriente.
20 Então Moysés lhes disse: [18] Se isto fizerdes assim, se vos armardes á guerra perante o Senhor;
21 E cada um de vós, armado, passar o Jordão perante o Senhor, até que haja lançado fóra os seus inimigos de diante d’elle;
22 E a terra esteja [19] subjugada perante o Senhor; então voltareis depois, e ficareis desculpados perante o Senhor e perante Israel: e esta terra vos será por possessão perante o Senhor:
23 E se não fizerdes assim, eis que peccastes contra o Senhor: [HC] porém sentireis [20] o vosso peccado, quando vos achar.
24 Edificae vós cidades [21] para as vossas crianças, e curraes para as vossas ovelhas; e fazei o que saiu da vossa bocca.
25 Então fallaram os filhos de Gad, e os filhos de Ruben a Moysés, dizendo: Como ordena meu senhor, assim farão teus servos.
26 As nossas crianças, [22] as nossas mulheres, a nossa fazenda, e todos os nossos animaes estarão ahi nas cidades de Gilead.
27 Mas os teus servos [23] passarão, cada um armado para pelejar para a guerra, perante o Senhor, como tem dito meu senhor.
28 Então Moysés deu [24] ordem ácêrca d’elles a Eleazar, o sacerdote, e a Josué filho de Nun, e aos Cabeças das casas dos paes das tribus dos filhos d’Israel;
29 E disse-lhes Moysés: Se os filhos de Gad, e os filhos de Ruben passarem comvosco o Jordão, armado cada um para a guerra perante o Senhor; e a terra estiver subjugada diante de vós, em possessão lhes dareis a terra de Gilead;
30 Porém se não passarem, armados, comvosco, então se porão por possuidores no meio de vós na terra de Canaan.
31 E responderam os filhos de Gad e os filhos de Ruben, dizendo: O que o Senhor fallou a teus servos, isso faremos.
32 Nós passaremos, armados, perante o Senhor á terra de Canaan, e teremos a possessão de nossa herança d’áquem do Jordão.
33 Assim deu-lhes Moysés, [25] aos filhos de Gad, e aos filhos de Ruben, e á meia tribu de Manasseh, filho de José, o reino de Sehon, rei dos amorrheos, e o reino d’Og, rei de Basan: a terra com as suas cidades nos seus termos, as cidades do seu contorno.
34 E os filhos de Gad edificaram a Dibon, e [26] Ataroth, e Aroer;
35 E Atroth-sophan, e Jaezer, e Jogbeha;
36 E Beth-nimra, [27] e Bethharan, cidades fortes; e curraes d’ovelhas.
37 E os filhos de Ruben edificaram a Hesbon, e Eleal, [28] as e Quiriathaim;
38 E Nebo, e Baal-meon, [29] mudando-lhes o nome, e Sibma: e os nomes das cidades que edificaram chamaram por outros nomes.
39 E os filhos de Machir, [30] filho de Manasseh, foram-se para Gilead, e a tomaram: e d’aquella possessão lançaram os amorrheos, que estavam n’ella.
40 Assim Moysés deu [31] Gilead a Machir, filho de Manasseh, o qual habitou n’ella.
41 E foi-se Jair, filho [32] de Manasseh, e tomou as suas aldeias; e chamou-as Havot-jair.
42 E foi-se Nobah, e tomou a Quenath com as suas aldeias; e chamou-a Nobah, segundo o seu nome.