2 Deixando pois toda [1] a malicia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
2 Desejae [2] affectuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por elle vades crescendo;
3 Se já provastes [3] que o Senhor é benigno:
4 E, chegando-vos para elle como para uma pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, [4] mas para com Deus eleita e preciosa,
5 Vós tambem, [5] como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdocio sancto, para offerecer sacrificios espirituaes agradaveis a Deus por Jesus Christo.
6 Pelo que tambem na Escriptura se contém: [6] Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem n’ella crer não será [AMK] confundido.
7 Assim que para vós, os que credes, é preciosa, mas para os rebeldes [7] a pedra que os edificadores reprovaram essa foi feita a cabeça da esquina;
8 E uma pedra de tropeço e rocha de escandalo, para aquelles que tropeçam [8] na palavra, sendo desobedientes; para o que tambem foram destinados.
9 Mas vós sois a geração eleita, o [9] sacerdocio real, a nação sancta, o povo adquirido, para que annuncieis as virtudes d’aquelle que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz:
10 Vós, que d’antes não ereis [10] povo, mas agora sois povo de Deus; que não tinheis alcançado misericordia, mas agora alcançastes misericordia.
A boa conducta no meio dos pagãos; submissão ás auctoridades.
11 Amados, admoesto-vos, [11] como peregrinos e forasteiros, a que vos abstenhaes das concupiscencias carnaes que combatem contra a alma;
12 Tendo o vosso viver [12] honesto entre os gentios; para que, n’aquillo em que fallam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós virem.
13 Sujeitae-vos pois [13] a toda a ordenação humana por amor do Senhor: seja ao rei, como ao superior;
14 Seja aos governadores, como aos que por elle são enviados para castigo dos malfeitores, [14] e para louvor dos que fazem o bem.
15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, [15] tapeis a bocca á ignorancia dos homens loucos:
16 Como libertos, [16] e não como tendo a liberdade por cobertura da malicia, mas como servos de Deus.
17 Honrae a todos. [17] Amae a fraternidade. Temei a Deus. Honrae o rei.
Os deveres dos servos christãos.
18 Vós, servos, [18] sujeitae-vos com todo o temor aos senhores, não sómente aos bons e humanos, mas tambem aos rigorosos.
19 Porque é coisa agradavel, se alguem, por causa da consciencia para com Deus, [19] soffre aggravos, padecendo injustamente.
20 Porque, que louvor é, [20] se, peccando, sois esbofeteados e soffreis? Mas se, fazendo bem, sois affligidos, e o soffreis, isso é agradavel a Deus.
21 Porque para isto sois [21] chamados; pois tambem Christo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigaes as suas pisadas.
22 O qual não commetteu [22] peccado, nem na sua bocca se achou engano.
23 O qual, [23] quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se áquelle que julga justamente:
24 O qual levou elle mesmo em seu corpo [24] os nossos peccados sobre o madeiro, para que, mortos para os peccados, vivamos para a justiça; por cuja ferida sarastes.
25 Porque ereis como [25] ovelhas desgarradas: mas agora estaes convertidos ao Pastor e [AML] Bispo das vossas almas.